LANÇAMENTO DA REVISTA DA “NOVA ÁGUIA”, Nº 5, NO PALÁCIO DA INDEPENDÊNCIA EM LISBOA
Decorreu ontem no Palácio da Independência, sede da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, no salão nobre, o lançamento do número 5 da Revista “Nova Águia” ( www.novaaguia.blogspot.com ) intitulado Os cem anos d’ A Águia e a situação cultural de hoje com a ilustre apresentação dos Professores António Braz Teixeira, Manuel Ferreira Patrício, Paulo Borges, Pinharanda Gomes e a dinamização da sessão esteve a cargo de Renato Epifânio.
O presente número reúne a colaboração de múltiplos autores em valorosos textos de ensaio e poesia que evocam e reflectem sobre a importante revista “A Águia” surgida no seio do novo regime Republicano, na sua primeira série, em 1 de Dezembro de 1910.
Este número celebrativo do centenário do nascimento da Revista “A Águia” recebeu a minha colaboração no artigo intitulado “Leonardo Coimbra, a revista ‘A Águia’ e o panorama cultural contemporâneo”. Em 23 de Abril deste ano, assinalando o Dia Mundial do Livro e rebaptizando a Biblioteca Escolar, haverá oportunidade de assistir ao lançamento deste número no Agrupamento de Escolas Damião de Góis, freguesia de Marvila em Lisboa.
Nuno Sotto Mayor Ferrão